fbpx

Conheça as normas essenciais para o funcionamento do seu Posto de Combustível

Conheça as normas essenciais para o funcionamento do seu Posto de Combustível


É evidente que os Postos de Combustíveis apresentam situações que podem ser de risco. Por isso, várias medidas são imprescindíveis para evitar qualquer problema e garantir a segurança dos colaboradores e clientes. 

Veja mais sobre essas medidas e como devem ser colocadas em prática.

Segurança para com os colaboradores:
Todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) precisam ser disponibilizados aos trabalhadores sem desconto do salário. E, caso o funcionário não use, pode acarretar em demissão por justa causa. Os principais EPIs são: 

  • Óculos de segurança;
  • Luvas de segurança;
  • Calçados de segurança.

Os frentistas recebem os adicionais de insalubridade e periculosidade, devido à exposição a produtos químicos e outras condições de trabalho. 

Aos colaboradores que operam diretamente com bombas de gasolina, é concedido o direito de aposentadoria após 25 anos de serviço na área. 

Por fim,a NR 20, normas que visam prezar a segurança do trabalhador, exige que os postos devem . capacitar todos os seus colaboradores com aulas teóricas e práticas. Já que o trabalhador é peça fundamental para evitar acidentes.

 

Medidas de segurança em algumas situações específicas 

  1. Armazenamento de combustível: Tanques de armazenamento e bombas de distribuição devem receber manutenção preventiva e precisam ser monitorados.
  2. Movimentação dos veículos: Elabore um sistema seguro de circulação, por exemplo, um sistema unidirecional para entrar e sair do pátio, exiba sinais de aviso que orientem o controle de tráfego, forneça áreas de estacionamento designadas perto da loja de conveniência.
  3. Eletricidade: A instalação elétrica deve ser certificada por um eletricista competente a cada dois anos, todo o equipamento elétrico usado em ambiente externo deve ser adequadamente isolado e deve ser fornecido através de um circuito protegido.
  4. Gestão ambiental: Deve-se atentar ao risco de poluição ambiental, pelo vazamento e derramamento de combustíveis no meio ambiente.É preciso elaborar um programa de prevenção para postos de combustíveis, devido ao benzeno e riscos de contaminações.

Outras medidas simples que podem evitar os riscos para que isto venha a ocorrer: 

 

Se levarmos em consideração as medidas abaixo descritas estaremos minimizando os riscos para que isto venha a ocorrer:

– não abastecer veículos ligados;

– não usar celulares nas pistas de postos;

– não fumar dentro de um posto de combustível ou local de abastecimento;

– não abastecer combustíveis em recipientes não apropriados como o caso de garrafas pet;

– realizar o isolamento de forma adequada no processo de descarga do combustível;

Essas e outras medidas são muito importantes para que seu estabelecimento demonstre uma preocupação real com os colaboradores e com o meio ambiente. Se você quer saber mais sobre as normas ambientais necessárias, clique aqui e entre em contato conosco.

Share this post

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.


es_ESSpanish
pt_BRPortuguese en_USEnglish es_ESSpanish