fbpx

Saiba tudo sobre a Investigação de Passivo Ambiental em Postos de Combustíveis

Saiba tudo sobre a Investigação de Passivo Ambiental em Postos de Combustíveis

Passivo Ambiental é a soma de todos os impactos que um empreendimento gera ao meio ambiente. E a investigação de Passivo Ambiental é realizada nas áreas onde existem suspeitas da presença de contaminação nos meios biológicos (água, ar, solo, fauna, flora). 

Ela também permite que o empreendedor calcule o custo que terá que arcar para a recuperação deste ambiente. 

Quando se trata dos Postos de Combustíveis, essa investigação é muito importante, pois tais empreendimentos abarcam atividades que podem ocasionar a contaminação do solo e de lençóis freáticos.

Queremos frisar que a investigação de Passivo Ambiental em Postos de Combustíveis deverá seguir a norma da ABNT chamada de NBR 15515 e é feita em três fases: 

Investigação Preliminar: A investigação Ambiental Preliminar é um ótimo instrumento para aferir as variáveis que podem impactar o meio ambiente de forma negativa trazendo danos e passivos indesejáveis.Toda Investigação Ambiental Preliminar leva em conta uma série de dados que vão desde as informações gerais do local até dados colhidos in loco. O que permite esquadrinhar um retrato sobre os agentes que estão prejudicando o meio ambiente e, com isso, traçar soluções. 

Investigação Confirmatória: Etapa que engloba os relatórios colhidos na primeira fase unindo-se a coleta/análise das amostras, como a química do solo por exemplo, e, por fim, a interpretação dos resultados. Dentro da investigação confirmatória, o plano de investigação é baseado no modelo elaborado na fase anterior e precisa detalhar e justificar os métodos escolhidos.  Nesta fase são feitas as perfurações, sondagens e coleta de solo e água. 

Investigação Detalhada: Depois de perceber a contaminação de uma determinada área, nesta fase também são realizadas ações como perfurações, sondagens e inspeções para detalhar a investigação. A partir disso, é a hora de criar um projeto de remediação para recuperar a área contaminada. Em outras palavras, a etapa de Investigação Confirmatória encerra o processo de identificação de áreas contaminadas, tendo como objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação e verificar a necessidade de se realizar uma investigação detalhada nas áreas suspeitas, identificadas na etapa de avaliação preliminar.

Por que é importante investigar os Passivos Ambientais?

A preservação do meio ambiente é importantíssima para manter a vida na Terra e levar bem-estar a todos. Esse, com certeza, é o principal motivo para realizar a investigação de passivos ambientais!

Outro ponto importante é que a  Lei 9.605 de 1998 penaliza empresas que degradam e infringem o Meio Ambiente.

Aqui na Ambiental nós realizamos todas as etapas do processo. Além disso, temos laboratório próprio para fazer a análise de todas as substâncias coletadas. Se você precisa se soluções efetivas para o seu Posto de Combustível, conheça o nosso trabalho. 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


pt_BRPortuguese
en_USEnglish es_ESSpanish pt_BRPortuguese